Programa Sobre o Estigma e a Discriminação na Saúde Mental

A Associação CARPE - Centro de Acompanhamento e Reabilitação Psico Educativa, em estreita colaboração com ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho pretende, através da elaboração de um Programa Sobre o Estigma e a Discriminação na Saúde Mental, contribuir para a diminuição do impacto que os estereotipos e as atitudes negativas sobre a doença mental exercem na sociedade.

Nesse sentido, a CARPE pretende promover em Viana do Castelo, durante o ano de 2015, uma série de ações que se traduzam num programa estruturado, tanto de sensibilização como de formação, sobre o estigma e a discriminação na Saúde Mental.

O programa, denominado “Saúde Mental Sem Exclusões" está perspectivado para decorrer num período de doze meses, com a realização de um seminário, coincidindo com as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro de 2015). Pretendemos ainda levar a cabo a elaboração, impressão e distribuição de flyers alusivos à saúde mental, assim como de cartazes e mupies, colocados em diferentes pontos de Viana do Castelo, por forma a divulgar/sensibilizar o público em geral para os problemas da saúde mental.

Associado a esta campanha e para marcar o nosso 4º Aniversário, procedemos ao lançamento de uma colecção, impressa nos pacotes de açúcar comercializados pelos Cafés Delta e com a especial colaboração de alunos e responsáveis pelo Curso de Design do Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A colaboração do IPVC resultou no lançamento de um concurso aos alunos do referido curso, para a conceção e elaboração de uma campanha alusiva à saúde mental cujo vencedor foi o aluno Tiago Mendes. As carteiras de acuçar foram disponibilizadas ao público a partir do mês de Março nos cafés que comercializam a marca Delta no Distrito de Viana e Concelho de Esposende.

Partilhar

Share